Páginas

Menu

28 janeiro 2014

Lanche do dia: Pizza caseira com borda recheada

O post de hoje vai para os amantes de uma pizza saborosa, com receita simples e que sem dúvida vai agradar o seu paladar.
Eu já devo ter falado por aqui que sou adepta da praticidade. Nem sempre fazer em casa é pratico mas, com certeza fazer algumas coisas em casa trazem aquela lembrança da comida da mãe, tia, avó... E nessas horas acho que super compensa abrir mão da tal praticidade.
Quando eu era pequena (uns 10 anos de idade) e morava perto da minha grande família, tinha uma tia que de vez em quando tirava um finds com os sobrinhos e irmãos e fazia uma "pizzaiada" em casa. Achava tão legal aquele monte de pizza saindo do forno pra servir a família que não era pequena (umas 20 pessoas, hoje em dia não é comum) e que deixava todos loucos pra provar um pedaço de cada sabor mas que nunca dava. Desde esse tempo, eu dizia a mim mesmo: "um dia eu vou fazer minha própria pizza". rs
Pois chegou o dia, alguns vários anos depois mas chegou, e hoje eu faço a minha pizza pra toda a minha familia (eu e meu marido).
Aprendi uma receitinha simples que não podia deixar de compartilhar com vocês.


Ingredientes para a massa:

• 4 colheres (sopa) de Manteiga
• 1/2 xícara (chá) de Leite morno
• 1 tablete/quadradinho (15gr) de Fermento Biológico Fresco
• 1 1/2 xícara (chá) de Farinha de trigo branca
• 1 colher (chá) de Açúcar
• 1 pitada de sal
• Óleo para untar (não necessário caso use assadeira antiaderente)

*Essa quantidade dá para servir 2 pessoas tranquilamente. Para mais pessoas só dobrar as quantidades.

Modo de preparo:

Em um recipiente misture o leite (já morno) com a manteiga até que ela derreta.
Em outra tigela misture o tablete de fermento com o açúcar até desmanchar. Então adicione o fermento na tigela que está o leite e a margarina e deixe descansar por uns 10 minutos. Após os 10 minutos, junte a farinha de trigo e o sal e misture bem até desgrudar. Amasse bem com as mãos, cubra, e deixe descansar por 45 minutos em um lugar abrigado.
OBS: Cuidado na hora de medir a quantidade de manteiga. Use a medida exata senão a massa pode ficar quebradiça e não macia.



Após os 45 minutos, é hora de abrir a massa.



Para abrir, recomendo que jogue um pouco de trigo para que não solte pedaços da massa no rolo.

Vá abrindo a massa o quanto puder lembrando que para que tenha borda recheada a massa deve ficar maior (uns 3 dedos) que a forma que vai utilizar pra que dê espaço para o recheio e para fechar a borda. Coloque o recheio de sua preferência na borda (catupiry, cheddar, muçarela, cream cheese) o recheio deve ter uma espessura de 1 dedo para que não exceda o espaço. Agora vá fechando o excesso de massa para dentro da forma criando as bordas.




Deu pra entender direitinho?

Após isso, é hora de começar a rechear e aí é por conta da sua preferência. No meu caso, fiz de muçarela básica, a preferida do maridinho. Se você pretende fazer de muçarela, segue a ordem do recheio: molho de tomate, queijo da sua preferência e orégano por cima.

Resultado?




Post de hoje em homenagem a minha ex-degustadora Lisa do blog Vancouver Day by Day


Um comentário:

  1. Tenho certeza que ficou uma delicia! Conheço seus dons culinarios e fiquei com agua na boca! Sempre tão empenhada! Beijos e sucesso sua pizza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...